Paixão, Amor, o Que?

quinta-feira, 26 de maio de 2011 0 comentários

O que nos faz procurar alguém para preencher o vazio que sentimos no peito ? Os sentimentos muitas vezes se misturam e acabam por nos confundir. Não há como saber o que se está sentindo, mas é possível saber que esse sentimento cresce dia após dia.
Na maior parte das vezes a confusão é tão grande, que acabamos cometendo alguns enganos. E infelizmente trocamos o amor pela paixão. Apesar de serem bem diferentes na essência, os dois sentimentos se confundem enquanto não estamos preparados emocionalmente.
O amor é uma escolha diária. Definição simples, porém na prática é algo completamente diferente. O amor leva tempo pra ser construído, é um sentimento que demanda empenho, e muita, mas muita paciência.
Não entendo nada do amor. E na realidade nunca amei ninguém de verdade. Não pelo menos como o amor verdadeiro, o amor ágape. Acredito ainda, que são raras hoje as pessoas que podem dizer o que é amar. Um casal de jovens apaixonados sempre pensa que está amando. Contudo, pode-se perceber que o sentimento entre eles é baseado em um desejo de satisfação própria. A vontade de estar ao lado da pessoa querida é egoísta, e em sua essência a paixão é egoísta. Aí está a principal diferença entre paixão e amor. Enquanto a paixão quer o seu ego satisfeito, o amor se entrega sem medo, se preciso, sofre para que o outro seja beneficiado sempre. O amor é altruísta.
Quando vejo casais unidos há mais de cinqüenta anos, penso que realmente se um relacionamento resistiu a tantos anos e inúmeras dificuldades, é amor. Aliás, passou a ser amor, pois com certeza foi uma escolha diária daquele casal de estar junto. De encarar os defeitos um do outro e, mesmo assim, decidir amar aquela pessoa acreditando na mudança. Não quero dizer que para se amar alguém é necessário estar casado há mais de cinqüenta anos. Pelo contrário, o amor pode acontecer a qualquer um, em qualquer idade.
No fim de tudo, cabe a cada um optar pelo amor ou pela paixão. A paixão é a porta larga, muito simples, sempre começa bem,  mas no final acaba em tristeza. O caminho do amor é estreito, e as dificuldades são muitas. No fim, porém, só quem ama pode dizer como vale a pena persistir e lutar por esse dom tão especial.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Comente e compartilhe com alguém!

 

©Copyright 2011 Coloquialmente Culto | TNB